O homem pode não ser rico, mas se ele tiver na bagagem a leitura será mais que isso: será sábio. A sabedoria, sem dúvida, é grandiosa, é tudo na vida, não na morte. Na morte, todos os homens são igualmente leigos.

Margarete Solange. Contos Reunidos, p. 98

Escritora

Margarete Solange, escritora norteriograndense, nascida em Natal, RN, escreve poesias, crônicas, contos e romances. Iniciou sua carreira profissional lecionando no Ensino Fundamental I. Foi também professora de Língua Inglesa e educação Artística no Ensino Fundamental e Médio e exerceu por dez anos o cargo de bibliotecária. Posteriormente,  tornou-se professora de Literatura e Língua Inglesa. Autora de doze obras publicadas, em 2009, foi premiada, no concurso literário, escritor norte-riograndense, na categoria contos com a obra Ninguém é Feliz sem Problemas e em 2014, novamente recebeu premiação pelo conto A Intrusa. Dona de um estilo criativo, divertido e inteligente, surpreende com o talento para criar em prosa e a arte com que lapida seus versos. Apaixonada por leitura desde a infância e dotada de capacidade criadora, principiou na adolescência a escrever poesias, crônicas e peças teatrais. A partir de 1995, dedicou-se a escrever contos e romances, tendo escrito desde então quinze obras, das quais algumas ainda não foram publicadas.
.
 Obras publicadas
.
Poesias
Um Chão Maior, livreto de poesia publicado em duas edições, 1981 e 2001;
 .
Inventor de Poesia (2010, 1ª); (2014, 2ª ed) reúnem poemas inéditos, além de algumas já publicadas em outras edições. 
Inventor de Poesia de Infantil, (2010, 1ª ed), (2016, 2ª ed);
.
O Crente não escolhe, é um escolhido (2011), obra que reúne crônicas e poesias que falam da fé Cristã.
.
Romances 
Rebeca (2000), obra de ficção, narra a história de uma mulher que para não se tornar esposa de seu sogro, foge e esconde-se num vale, onde corajosamente enfrenta muitos perigos para sobreviver. Por fim, para defender a aldeia de seu povo peleja na guerra contra guerreiros inimigos. 
 .
Fazenda Solidão (2001, 1ª ed, 2015, 2ª ed), obra de ficção, conta a história de Rodrigo, jornalista e escritor que publica suas obras usando um pseudônimo. Não deseja torna-se conhecido, visto que a Fazenda Solidão, lugar que o inspira a escrever, é um paraíso que não deseja dividir com o mundo.  
.
O Silêncio das Lembranças (2011), obra de ficção, envolvendo a vida duas meninas apaixonadas por leitura e pelo contato com a natureza. Marisca, atrapalhada e dotada de imaginação fértil, confunde a realidade com o mundo dos livros. Na fase adulta, narrando sobre a irmã, revela tudo o que sabe, todavia, falando de si mesma, omite detalhes importantes.
.
Santa Fé (2014), narrada em primeira pessoa, conta a história da professora Jacqueline, uma mulher ambiciosa, bela e inteligente que arquiteta bem os seus planos para conquistar aquilo que deseja. A trama se desenrola na fazenda do mesmo nome e faz referência ao romance São Bernardo de Graciliano Ramos. 
.
O Velho e a Menina (2014), romance que narra a história de Ilmar, jovem ambicioso que envelhece precocemente, e em suas reflexões solitárias dialoga com personagens da literatura e, em especial, com a obra  O Velho e o Mar de Ernest Hemingway. Um trágico acidente o fez perder a capacidade de sonhar, até que conhece uma menina apaixonada por leitura que invade o seu mundo literário e o traz de volta ao mundo real.
.
Contos  
Mais Belo que o Pôr-do-Sol, (2000), Ninguém é Feliz sem Problemas e outros contos  (2009); e Contos Reunidos (2014). Três obras que reúnem histórias curtas, com temas diversificados em situações do dia a dia as quais a autora acrescenta um toque de criatividade e suspense, misturando o trágico ao cômico tornando a leitura de seus contos uma atividade interessante e prazerosa. 
.